Dicas e Curiosidades | 15 de setembro de 2020
O estágio pode ser a primeira oportunidade de aprender na prática a profissão escolhida
Depois de entrar num curso superior, um dos primeiros grandes desafios da jornada profissional do universitário é conseguir o primeiro estágio. Como entrar numa empresa e se qualificar ainda mais para o mundo do trabalho com pouca ou nenhuma experiência? Com as dicas a seguir, vamos te ajudar a resolver essa questão e se tornar um candidato apto para o tão sonhado estágio.
A importância das soft skills
Mesmo com pouca experiência, é fundamental preparar um currículo que chame atenção dos recrutadores. O profissional responsável pelo recrutamento sabe que você está aplicando para uma vaga de estágio e, por isso, não pode exigir de você anos de experiência e super qualificações técnicas.
Assim, o seu currículo deve focar nas soft skills, ou seja, as competências sociais, emocionais e mentais ligadas à personalidade de cada pessoa. Aqui vão alguns exemplos que podem ser úteis:
São inúmeras as soft skills! Avalie o seu perfil pessoal e coloque no currículo apenas as características que realmente você tem. Evite mentiras porque isso pode ser muito prejudicial para a sua carreira e muitos recrutadores estão preparados para desmascará-las.
Valorize os cursos realizados e as atividades voluntárias
Como você provavelmente não tem muita experiência profissional, então deve valorizar os cursos realizados antes e depois de entrar na faculdade e, também, atividades voluntárias já realizadas em toda a sua vida. As empresas gostam de profissionais que buscam se qualificar e aprimorar seus conhecimentos por meio de cursos, atividades extracurriculares, palestras, webinars, feiras etc.
Além disso, se você participou de algum intercâmbio ou teve uma experiência no exterior, essa é a hora de contar para o recrutador sobre como foi essa etapa da sua vida. Seja direto, mas explique o quão engrandecedor essas atividades foram para a sua vida pessoal e, por que não, profissional.
Fique atento à sua postura: seja profissional!
Mesmo você sendo ainda um estudante, o estágio vai ser a sua primeira experiência profissional. Por isso, demonstre compromisso com o horário da entrevista e outras fases do processo seletivo e seja pontual – mesmo que o recrutamento seja online!
Além disso, cuide também da sua reputação nas redes sociais! Evite postar coisas que possam agir contra você durante uma seletiva. Muitos recrutadores dão uma olhadinha nas mídias sociais dos candidatos antes de chamá-los ou passá-los de fase no processo para contratar um estagiário.
Faça networking
Fazer contato com pessoas da sua área é uma ótima dica para conseguir o primeiro estágio. Busque participar de eventos nos quais você possa conhecer profissionais, professores, outros estudantes que já estão estagiando etc. Quanto maior for a sua rede de contato, mais fácil fica para você entrar no mundo do trabalho.
Outra dica importante é ficar de olho no LinkedIn! Nesta rede social, você consegue fazer contato com pessoas de dentro de empresas, além de visualizar as vagas disponíveis nas instituições, publicar artigos e compartilhar notícias que vão dar visibilidade ao seu perfil.
Seguindo essas dicas, vai ficar muito mais fácil conseguir o seu primeiro estágio! Lembre-se de ficar de olho em cursos ligados à sua área de atuação e não perca as oportunidades de se desenvolver profissionalmente.
1. Psicologia é um considerado um dos poucos...
Continuar lendoComo você já tem visto, a psicologia se tornou...
Continuar lendoMeu nome é Lucas Rodrigues e em 2010, quando...
Continuar lendoGrupo Realize © desde 2017 CNPJ:32986474/0001-40